Páginas

março 12, 2008

garimpei... achei! [12mar08]

Hoje, encontrei completa uma poesia de Fernando Pessoa que busco há exatos quatro anos. Foi donde minh'irmã caçula tirou uns versos pra uma lembrança do primeiro aniversário da sua neta. No imã de geladeira, a carinha de olhos bem abertos, o sorriso de bebe feliz e o verso inspirado ficavam a instigar uma busca (é preciso garimpar a obra poética, encontrar aquela poesia!). No enquanto, monto em retalhos outro canto...
Como jotacristo / que em Pessoa até foi rima / amo as crianças e não entendo de finanças... / Mas, menos que isto, / heureca! tenho biblioteca... / Lugar onde fujo de mim, e me escondo... às vezes até me encontro... / Nos livros que li, em lendas e contos, / tanta fantasia, e muita poesia... / Em Pessoa me encantam a palavra enredada, / o começo e o fim, a idéia em tranças... / seus arranjos do tempo, veredas pro meu pensamento... / Sem perceber são horas que passo a ler e reler... / como se aos mundos do Poeta eu fosse volver... / Assim foi que agorinha / topei com a tal obra prima, / liberdade do cancioneiro era a própria, / a tão procurada...
Transcrevo pra quem quiser re-conhecer mais uma do Pessoa, em ironico modo de ver... (será bem vindo qualquer complemento, por exemplo, a tal citação de Sêneca que estaria faltando).
Liberdade [Fernando Pessoa / Cancioneiro] (Falta uma citação de Sêneca)
Ai que prazer / Não cumprir um dever, /Ter um livro para ler /E não o fazer!
Ler é maçada. / Estudar é nada. / O sol doira /Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal, / Sem edição original. / E a brisa, essa, / De tão naturalmente matinal, / Como tem tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta. / Estudar é uma coisa em que está indistinta /A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quando há bruma, / Esperar por D. Sebastião, / Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças... / Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca / Só quando em vez de criar, seca.
O mais do que isto / É Jesus Cristo, /Que não sabia nada de finanças /Nem consta que tivesse biblioteca...

Um comentário:

amarela disse...

Madrinha!!!que delicia isso aqui!tbém vc virou adepta né...que bom. me fez chorar com sua postagem no "nosso" blog familiar...adorei!que bom, que bom....